top of page
  • Circuitos Sabores

Frio e férias. Combinação perfeita para os festivais gastronômicos.

Atualizado: 21 de out. de 2020


O mês de julho chega com muita animação no Circuito das Águas e região. Para quem gosta de comer bem, encontrar pessoas, conhecer novos restaurantes e passear por praças e cidades, opções é o que não faltam.


Neste primeiro final de semana começa em Monte Alegre do Sul, a 25a edição da Festa do Morango. Em Amparo, nos dias 07 e 08 será realizada a 4a edição do Festival da Cachaça do Circuito das Águas. Em Socorro a cerveja artesanal reina em dois eventos. Em Indaiatuba ocorre o encerramento do Festival Sabores da Terra e em Joaquim Egídio e Sousas o último final de semana do festival gastronômico de inverno.


A cachaça artesanal ganha a cada dia mais adeptos. Em Socorro neste final de semana ela pode ser degustada em dois eventos. No 1o Festival de Cerveja Artesanal (foto acima) com a participação de 06 cervejarias : Dortmund e Quinta do Malte (produzidas em nossa região); Bamberg, Insana, Gorillaz e Madalena. O festival ocorre no Circuito das Malhas Outlet e além de mais de 20 rótulos de cervejas conta com uma animada programação musical e praça da alimentação.

Subindo a serra até o Mirante da Pedra da Bela Vista, a cerveja ganha outro festival (de 6 a 08 de julho) : O Rock Mountain Beer Fest, que além das esperadas bandas de rock ao vivo, gastronomia e cervejas da região, oferece uma vista deslumbrante.

Mirante da Pedra Bela Vista

Festejando outra bebida que vem adquirindo seus ares de nobreza acontece na cidade de Amapro, no Clube Athlético, nos dias 07 e 08 com início às 13 horas, a 4a edição do Festival da Cachaça do Circuito das Águas. Para esta edição estão confirmados oito expositores de cachaças produzidas na região além de três também do Estado de São Paulo. Além da bebida, de drinks especiais, de geleias e trufas com cachaça, o festival traz moda de viola, torresmo no tacho e costela no chão. Um programa para toda a família. A canequinha do festival que dá direito à degustação de dez doses de diferentes rótulos custa R$ 20,00 e pode ser adquirida no stand do Bar Seo Bastião que comanda a gastronomia da festa e onde também pode ser encontrado o Blend Seo Bastião, cachaça lançada durante a 28a Expo Cachaça em Belo Horizonte.


Uma das cachaças presentes no Festival.


Saindo das bebidas e caminhando em direção à boa gastronomia, neste final de semana você tem a última chance de degustar as receitas tradicionais da região, preparadas com ingredientes de produtores locais no Festival Sabores da Terra, no Parque Ecológico de Indaiatuba. Pelo menos 45 mil pessoas passaram pelas seis festas promovidas pelo Festival cuja filosofia, segundo os organizadores, é "valorizar a gastronomia regional e promover a integração e o intercâmbio entre chefs, cozinheiros e produtores rurais".




Também se encerra domingo o Festival de Inverno de Sousas e Joaquim Egídio, cuja festa de abertura na praça Beira Rio em Sousas, dias 22, 23 e 24 de junho, foi um sucesso. Os restaurantes participantes oferecem até o término do festival, um menu a R$ 59,90 composto por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. A lista completa dos locais envolvidos está no site do festival. Tem pratos para todos os gostos : mexicano, uruguaio, assados, italiano, brasileiro etc.


E por último, mas não menos importante, uma esperada festa anual que se inicia na próxima Sexta-feira, dia 06, e dura três finais de semana. É a Festa do Morango de Monte Alegre do Sul que este ano comemora 25 anos e é realizada na charmosa e aconchegante praça central da cidade. Ali você pode comprar morangos in natura direto de produtores, deliciar-se com doces em várias barraquinhas e bikefoods espalhadas pelas ruas, almoçar, ouvir música, divertir-se com a família ou entre amigos. Você também poderá adquirir na festa, na Livraria Sofia, um exemplar do livro Morango em Festa, de minha autoria. Nele conto um pouco da história dessa bela festa e da produção do morango na cidade. Além claro das 40 receitas incluindo produção dos comerciantes da região com um mapinha de onde encontrar as delícias.


A programação completa da festa pode ser obtida junto à Secretaria de Turismo da cidade https://www.facebook.com/events/2082620232016758/



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page