• Circuitos Sabores

Mãos de fada, sorriso de menina e bolos encantados


Hoje, dia Internacional das Mulheres, minha homenagem vai a uma mulher-menina, cheia de garra, sonhos e um dom maravilhoso que nos brinda com deliciosos e lindos bolos, todos feitos com muito amor, muito cuidado e uma percepção aguçada do que o cliente quer. Essa é Lais Santos, arquiteta confeiteira da Arquitetura do Sabor, loja especializada em bolos customizados em Serra Negra.

O dom está nos genes. Seu avô materno era um confeiteiro de mão de cheia, segundo seus próprios dizeres. Sua mãe fazia bolos em casa. O primeiro impulso foi ser arquiteta. Já estudando teve de ajudar a mãe um dia com uma encomenda de um difícil bolo com pasta americana. "Resolvi ajudar, conta Lais, deu tudo certo e ficou muito bonito. Esse dia despertou o meu interesse e a partir daí fomos pegando bolos mais complexos e eu sempre ajudando . Acabei largando a arquitetura e indo estudar gastronomia". A conclusão do curso foi com um estágio na França direcionado a área de confeitaria.


Lais em seu estágio na França

Antes de ir para a França ela e a mãe, Solange, que continuavam fazendo bolos em casa, sentiram a necessidade de um espaço para atender os clientes, conversar com eles, desenhar croquis, mostrar desenhos e fotos, já que os pedidos eram cada vez mais personalizados. "O que mais gosto são os bolos que me desafiam, aqueles que parecem impossíveis de ser realizados". Assim nasceu a Arquitetura do Sabor que acabou de completar dois anos. No segundo andar de uma casa antiga no centro de Serra Negra, todo o bom gosto e o amor das proprietárias são visíveis desde a entrada. E no resultado final dos "bolos impossíveis", como o da foto abaixo.

Laís trouxe da França experências diversas. Na Provence teve a oportunidade de trabalhar com Fany Rey, eleita no ano passado a melhro chef mulher da França pelo Guia Michelin. Com ela aprendeu a extrair de cada ingrediente todo o seu sabor, a conhecer o potencial de cada produto com que se está trabalhando. Fany também é reconhecida por seu investimento em uma cozinha natural, onde ingredientes como mel, ervas, especiarias têm lugar de destaque. Já na Alsácia, onde passou os dois últimos meses do estágio, trouxe o rigor e a organização das linhas de produção, do "mise-en-place" e da decoração de todos os pratos e doces.

Agora, de volta a Serra Negra, a idéia é aplicar todo o aprendizado e inovar. De bolos caseiros a bolos esculpidos, de bolos de aniversãrio a de casamento, qualquer desejo encontra nestas mãos de fada uma satisfação. Além dos bolos, uma linha de brownie, petit gateau e bolos em pedaços para as vontades rápidas e para fornecer os bares e restaurantes da região. Aos finais de semana se você estiver em Serra Negra e sentir uma súbita vontade de uma guloseima, suba as escadas e vá buscar sua crepe enrolada que você pode sair comendo pelas ruas como um bom parisiense. O próximo desafio de Laís, que acabou de fazer um curso de flores "beenpaste", é divugá-las e incorporá-las nos bolos e decorações.

Flores para decorar e degustar


A arquitetura do Sabor fica na Rua Prudente de Moraes, 33.

Abre de 3a a sábado das 10h00 as 18h00, 2a das 13h00 as 18h00 e domingo das 10h00 as 12h00.

(19) 99870-3020

#SerraNegra #Decoração #SorveteriaDoçariaePadaria

72 visualizações