top of page
  • Circuitos Sabores

Eu e minha paixão pelos pães artesanais

Atualizado: 14 de nov. de 2020


Minha paixão pelos pães artesanais e a história da criação da Pane di Marchi estão diretamente ligadas. O início foge dos padrões de família tradicionais do interior paulista. Não herdamos nada de ninguém. Nunca tinha mexido numa massa antes, nem imaginava como se produzia um pão!




Então, em 2016, num momento onde a crise estava instalada em todos os níveis possíveis em nossa família, onde faltava grana para as coisas mais básicas , a filha do meio resolveu vender palhas italianas na escola. E eu, um pai de família desempregado, ajudava a filhota , até que, engrenado nesse empreendedorismo mirim, surge uma luz no fim do túnel!! E, esse pai então começa a se arriscar nas receitas de família e, já com a mão na massa, comecei a ver um retorno considerável nas minhas saídas vespertinas para vender as delícias feitas na cozinha de casa num fogãzinho a gás de 4 bocas.


A partir daí um novo sol começa a brilhar nessa família. Aprendi que é legal voltar às origens, que é legal alimentar os sentimentos das pessoas, que é legal mexer com as emoções mais escondidas de alguém que não esperava vivenciar aquela experiência através da comida. Surge assim um novo capítulo na história dessa família, uma nova vida, um novo desafio... Pães de fermentação natural, de verdade, feito à mão, natural, diferente, algo que até então não conhecia.

Me especializei, corri atrás, perdi muiitaaaa farinha, arrisquei, errei, comecei de novo. Fiz um curso de panificação tradicional em São Paulo com o chef Edgar Rodrigues e depois fui em busca de novas tendências e segui uma formação de pão com fermentação natural com Rogério Shimura na LEVAIN ESCOLA DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA. Sem nome, sem grana mas com muita garra fui batalhando até descobrir que o pão não só alimenta, mas une as pessoas e fundamos a PANE DI MARCHI onde tem muito sonho envolvido, não só o meu e o da minha família mas também de muita gente que acreditou na gente e que está junto conosco desde a primeira fornada!


E hoje estamos aí, com nossa marca, nossa fábrica, nossa loja, nossos filhos, nossos pães, nosso amor... Buscando cada vez mais alimentar e unir pessoas, sentimentos, emoções, memórias...


E a partir de agora aqui no blog Circuitos e Sabores para compartilhar com vocês nossa paixão pelos pães artesanais e para contar um pouco sobre o que está rolando neste mercado aqui no Brasil.


Até nosso próximo post !


Tiago Vianna

90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page