top of page
  • Circuitos Sabores

Sabor dos verdadeiros pães franceses em nossa região

Atualizado: 14 de nov. de 2020


Apesar do pãozinho nosso de cada dia chamar-se pão francês, de francês ele não tem nada. Nem a farinha, nem o sabor, nem o formato. Mas se você quiser saber qual o sabor de um verdadeiro pão francês basta ir em uma das boulangeries (nome francês para padaria) que abriram em nossa região. Essa semana visitei duas : uma em Campinas - Adélia Boulangerie e uma em Jaguariúna, a Crustô .


A Crusto é propriedade de um francês e funciona apenas como uma padaria ("panificação francesa¨). Do lado de fora parece uma garagem mas no interior está um pequeno balcão com produtos genuinamente franceses. O bom e velho croissant é crocante. Baguetes, pães de cereais, tortinhas. Tudo remete ao universo francês. As técnicas, a matéria prima e o resultado são totalmente semelhantes. Todas as semanas a "boulangerie" publica em sua página quais os pães e doces que estarão à venda naquela semana. Os habitués já sabem, se programam e passam buscar as delícias. O pequeno espaço envidraçado deixa à vista o padeiro (Monsieur le Boulanger) e sua pequena ¨fábrica de maravilhas¨. Mas preste atenção aos horários.


A Crusto não abre a semana toda. Somente de 4a à 6a das 8 às 18 e sábado das 8h às 12. Também aceita encomendas (19) 99965-8172.


A Adélia Boulangerie em Campinas é tocada por uma família de apaixonados pelo "bem comer". Está há dois anos em uma esquina do Cambuí, em Campinas e já conseguiu ser eleita duas vezes a melhor padaria da cidade pela Veja Campinas. Aqui tudo lembra a França: as boas vindas em francês, a deliciosa trilha sonora e claro, mais do que tudo, o cardápio. Na Adélia existe o lado padaria com croissant, pães e doces franceses fabricados com farinha e manteiga francesas. Mas também funciona como uma espécie de cafeteria/restaurante de comidinhas. Um espaço agradável e bem decorado. Fui no meio da tarde e provei uma deliciosa tortinha de limão com café. Não resisti e levei para casa o croissant (crocante e saboroso), um brigadeiro brulé e uma deliciosa focaccia de abobrinha com queijo.


A vitrine é irresistível. Dá vontade de levar tudo para a casa. Ainda mais a minha pessoinha que morou 10 anos na França e tem saudades de tudo. Mas é bom ter saído com gosto de quero mais, assim posso voltar mais vezes e ir provando um pouco de cada guloseima. Na Adélia também é possível almoçar. Tem quiches e omeletes servidos com salada, crepes e uma pizza feita na baguette. No final da tarde happy hour com tábua de queijos, embutidos e, o mais importante, vinho.


A boulangerie fica na Rua Dr. Guilherme da Silva, 414 e abre todos os dias das 07 às 22 horas.


Para você que conhece e é fã de uma boa baguette, dos croissants crocantes, e das muitas outras delícias da confeitaria francesa. Ou para você que não conhece mas adoraria degustar estas delícias, estes são dois excelentes lugares. Minha sugestão : vá nos dois. E, como eu, volte várias vezes. Tenho certeza de qua vai ficar fã.




145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page