top of page
  • Circuitos Sabores

Nossa paixão pelo café

Atualizado: 21 de out. de 2020


Somos uma empresa familiar de Cafés Especiais e Turismo: Marcia, a mãe, Tuffi, o pai, Mateus (eu), Natalia e Stela, filhos do casal. Nós começamos a trabalhar o Sítio Cafezal em Flor há 20 anos, em 1998.


Quando visitamos a área para aquisição estávamos observando a propriedade de um ponto mais alto do qual tínhamos uma vista total da propriedade e do cafezal ainda que mal cuidado e neste momento no som do carro começa a tocar a musica Flor do Cafezal, uma toada que descreve um romance baseado no cafezal em flor.

Nossa paixão pelo café começou com a paixão pelo modo de vida do interior de São Paulo, principalmente pela comida : uma redescoberta de nossas raízes através da gastronomia, que é uma potente máquina do tempo, nos transportando frequentemente para nossa infância ! Foi assim que nos surgiu a idéia para nossa pousada rural, situada numa face da Serra da Mantiqueira que recebe sol o dia todo, bem ao lado de uma antiga ponte da Ferrovia Mogiana sobre o Rio Camanducaia, onde já havia um cafezal antigo e bem judiado. Meu pai, Tuffi Bichara, substituiu esse antigo cafezal por 25 mil novas mudas de 5 variedades do Coffea Arábica, pois percebeu o terroir excepcional da região, possível pelas características de solo, altitude e clima. Definimos juntos que deveríamos trabalhar o conceito de Cafés Especiais, possibilitando aos visitantes e clientes o consumo de um café de máxima qualidade.


No meio do cafezal, numa parte mais rochosa do terreno, construímos a Pousada Cafezal em Flor. Utilizando apenas materiais recuperados na construção para, desde o início, seguir o conceito de sustentabilidade e valorizar as tradições locais. Nossa ideia foi começar esse pequeno negócio familiar de Agroturismo na cidade de Monte Alegre do Sul - SP - uma Estância Hidromineral famosa por suas águas, morangos e cachaças além de ser um dos berços do café Paulista, na região serrana próxima a Amparo e Campinas.


Aos poucos, bem aos poucos mesmo, fomos equipando nosso sítio com maquinário apropriado para o pós-colheita do café arábica, pois sabíamos que seria fundamental para diferenciar a qualidade de nosso produto. Desde o início nos associamos à Cooperativa Cooxupé buscando tecnologia e avanços agronômicos, assim a cada ano e a cada descoberta fomos nos apaixonando pelo café e redescobrindo nossas raízes.




Atualmente temos terreiro, separador e descascador de grãos, secador, tulha, beneficiadora, peneiras e torrador Probat em nosso sítio. Ou seja, temos total controle de todas as etapas de produção de nossos Cafés Especiais.


Com apoio do Sebrae- SP e os demais produtores de nossa região, iniciamos um grupo para aprovação da Indicação Geográfica para Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (projeto sobre o qual falaremos em nosso próximo post). Estamos todos estudando muito e nos preparando para o crescente mercado dos Cafés Especiais no Brasil e no mundo !


Após muita experiência conquistada, meu pai ganhou alguns concursos regionais de qualidade e, em 2015, ficou entre os 10 Melhores Cafés do Brasil no Coffee of the Year - Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte - MG !! De lá pra cá participamos de todos o eventos e ficamos entre os 150 selecionados no ano passado.


Acreditamos que nosso diferencial é estarmos inseridos nessa região super importante da História do Café no Brasil e termos também a Pousada para receber os pessoas que queiram ver a produção com seus próprios olhos e aprender sobre cafés de qualidade.


Nosso foco agora é levar os microlotes de Cafés Especiais produzidos em nosso sítio para a casa das pessoas e que elas também venham para cá, para nossas Visitas Guiadas e Eventos de imersão no mundo dos Cafés Especiais!


E é nosso empenho e nossa paixão por esse produto que irei dividir com vocês aqui no blog Circuitos e Sabores.


Mateus Bichara

https://www.facebook.com/cafecafezalemflor/




49 visualizações0 comentário
bottom of page