top of page
  • Circuitos Sabores

Com a primavera as videiras começam a se preparar para gerar os frutos que darão a nova safra

Atualizado: 14 de nov. de 2020


Viva a Primavera!

É tempo de renascer!

A natureza é cíclica, e a videira, tem um ciclo vegetativo bastante dependente das estações do ano.


Os desavisados que olham uma plantação de uva, imediatamente antes da brotação, tem a impressão de que a planta está morta, porque a planta sem folhas, toda seca, realmente aparenta estar sem vida. No entanto, não é exatamente isto, a planta esta em um período de dormência, que será quebrada assim que a primavera se aproxima.



Este período de dormência é importante para a planta descansar onde o frio exerce importante fator no ciclo da planta sendo fundamental para eliminar alguns tipos de fungos que garantirão a sanidade da planta no novo ciclo que se inicia.

Durante a primavera, as temperaturas começam a subir, a água retorna ao solo, através das chuvas mais regulares, e com isto a planta começa a “acordar”, a seiva volta a circular estimulando as brotações. No caso da videira, o homem exerce um fator importante, porque antes da brotação na primavera vem a poda, que elimina os ramos velhos da planta, permitindo a reformulação e revigoração da planta com os ramos que ficaram. Nas extremidades destes ramos cortados, a seiva que volta a circular pela planta na primavera, começa a brotar, criando um fenômeno conhecido como choro da videira. Este choro indica que a videira esta lentamente acordando e, em breve, os novos brotos e novos cachos de uva irão se formar no decorrer do ciclo produtivo.


É um período de expansão, os dias vão ficando com mais horas de sol e as noites mais curtas, as temperaturas também sobem e a videira lentamente vai soltando os novos brotos. Após a brotação o crescimento é rápido, todo dia é possível ver o crescimento da videira, cada ramo pode crescer cerca de 10 centímetros em uma semana, para então florir e formar os cachos. O ciclo se completa no verão, onde as uvas começam a amadurecer, as tintas trocam de cor, do verde para a sua cor particular, as brancas, vão do verde para uma cor próxima do amarelo dependendo da variedade.



A primavera nos mostra que é possível renascer a cada ciclo. Após um período de contração, que ocorre no inverno, é hora de expandir, brotar, crescer, renascer, multiplicar, florir e frutificar!


Que assim como acontece com a videira cada um de nós possamos renascer nesta primavera, eliminando os ramos velhos e improdutivos e deixando as novas ramificações que irão brotar, crescer, desenvolver e multiplicar! Com saúde e harmonia!

Um brinde a vida!

Fábio Luis Nascimento

445 visualizações0 comentário
bottom of page