• Circuitos Sabores

Rota Gourmet em Amparo : vários sabores em lugares para lá de charmosos.


Se você gosta de conhecer novos lugares, conhecer pessoas interessantes, lugares inesquecíveis e, de quebra, degustar produtos artesanais produzidos no local, essa rota é para você. Ela pode ser feita em um dia ou em várias visitas prazeirosas, daquelas que o caboclo gosta, com muitos "causos", degustações e aprendizados.

Nossa rota inclui a Fazenda Atalaia que produz queijos e laticínios, entre eles um medalha de ouro, o "Tulha"; a Vinícola Terrassos, seus parrerais, vinhos e seu restaurante; e a Fazenda Benedetti, produtora de cachaça, sua cafeteria rústica, o café Spazio e sua lojinha de deliciosos produtos caseiros. Prepare o apetite. Dá para desgustar in locco e levar para casa.

Laticínio da Fazenda Atalaia


Uma sugestão de como efetuar essa rota é começar pela Fazenda Atalaia, imagem acima, que serve café da manhã com ingredientes produzidos na própria fazenda (das 8h00 às 12h00) aos finais de semana ou com reserva). Você pode aproveitar e pegar uma visita guiada da fazenda e conhecer mais sobre sua história com degustação dos quase 20 queijos artesanais ali fabricados e depois se perder tentando decidir quais levar para casa. Além dos queijos e outros laticínios, como manteiga e iogurte, também dá para adquirir geléias, pães, bolos e biscoitos caseiros. A Fazenda fica na Rodovia que liga Amparo à Itapira (SP 352) km 137,52 - Tel. (19) 3807-5545.


Na mesma estrada, quase em frente (km 137) encontra-se a Vinícola Terrassos, nossa próxima parada.


Uma estradinha de terra leva até o topo do morro onde está a vinícola e sua vista de tirar o fôlego.

Programe-se para chegar na hora do almoço, pegar uma visita guiada da produção, degustar os vinhos produzidos na propriedade e escolher um lugar à mesa com a melhor vista possível para almoçar. O restaurante abre de 6a a domingo e feriados. Sextas e sábados com cardápio à la carte e domingos e feriados com rodízio de massas. Não esqueça de reservar. Tel 19 9744.4094


Se ainda tiver pique, a próxima parada para o cafezinho da tarde é a Fazenda Benedetti. Saindo da vinícola você tem de retornar a Amparo, cidade em que ainda existem antigos casarões da época do café. Para fazer a digestão, vale um passeio pelo centro antigo da cidade. Ou se o tempo não permitir, apensa siga as placas para Serra Negra ou Estâncias e já estará a caminho do próximo destino que fica na SP 360- KM 138 - Tel. 19 3807-2147.




A Fazenda Benedetti possui uma tradicional cachaça da região. Tem as descansadas e as envelhecidas, em barris de diferentes madeiras. Você escolhe o grau de envelhecimento e a madeira e a bebida é engarrafada na hora. O tamanho dos tonéis impressiona. Mas não é só cachaça. O empório tem de tudo : queijos, embutidos, bolachas, cachaças, licores, artesanato. Uma padaria artesanal funciona no local e tem sempre uma fornada quentinha saindo. Comprei um pão de fubá com calabresa inesquecível !



Agora, com você repleto de experiências, de aprendizados, com a sacola cheia e a barriga idem, termina nossa rota. Espero que você tenha gostado.


Em breve mais dicas dessa região repleta de cantinhos que valem a pena ser conhecidos e "degustados".


Bom passeio.......


​​

#Amparo #Queijos #Vinho #TurismoRural #Restaurantes #RotaseRoteiros

153 visualizações