top of page
  • Circuitos Sabores

Numa estradinha rural três paradas para gourmet nenhum botar defeito

Atualizado: 14 de nov. de 2020


A pequenina cidade de Monte Alegre do Sul é um encanto. Casario colonial, praça com coreto e uma matriz belíssima. Mas não é apenas no centro que encontramos paradas interessantes. Uma estradinha sinuosa, no meio de muito verde, no chamado Bairro dos Alves, espera o viajante mais curioso com três paradas deliciosas: Adega Peterlini, Cantinho da Ni e Empório Santa Lúcia (o mais novo).




A Adega Peterlini está localizada no Sítio Morro Alto e é comandada pela família Peterlini de origem italiana e há mais de 100 anos na região. Em uma antiga túlia de café restaurada com muito charme as irmãs Peterlini vendem os produtos fabricados artesanalmente por elas. Geléias, pães caseiros (o de ervas já é uma tradição), salames, linguiças, alheira, conservas (o pepininho em conserva é especial !). E claro, como o nome indica tem a adega. Na parte de baixo da tulha, uma adega de pedra abriga as cachaças, licores, vinhos e sucos de uva também produzidos localmente. Uma vez por mês, ou com reservas para grupos, organizam um café rural com todas as delícias da tradição italiana, incluindo uma polenta assada na grelha do fogão a lenha, que lota. Quem conhece sabe o que o espera e corre se esbaldar. O próximo é dia 26 de agosto.


Fogão a lenha de onde saem as delícias das irmãs Peterlini

Próxima parada é o Cantinho da Ni, um casarão colonial azul e branco com um belo lago onde você é recebido por patos, galinhas e pavões. Sob o comando de outra família tradicional de Monte Alegre do Sul, os Daólio, mais especificamente as irmãs Dulce e Denize. A lojinha de venda dos produtos fica em um porão de pedra. Aqui você encontra uma extensa linha de cachaças incluindo a cachaça azul, destilada com folhas de mexerica. Os licores são deliciosos. Meu preferido é o de chocolate. Na verdade, agora é uma linha de chocolates (com menta, com amêndoa, etc). Densos e saborosos. Também vendem geléias caseiras, molhos, mel. Mas não posso deixar de falar do que faz a fama do lugar : os melhores crustoles da região. Crustole são biscoitinhos de origem italiana também conhecido como "cueca virada". Aqui eles estão sempre fresquinhos e crocantes. Irresistíveis.


Os pavões do Cantinho da Ni


Por último o mais recente. Aberto há apenas 1 ano, o Empório Santa Lúcia já começa a ser ponto de parada obrigatória para quem gosta de passar um bom momento curtindo uma cervejinha gelada com bons e originais petiscos num verdadeiro "boteco rural". As montanhas circundam o local e de onde você estiver vai ver o belo verde do município. Aqui o casal Lucia e Iran atendem como se estivessem recebendo os amigos em casa. Os petiscos são fresquinhos e saborosos. Fomos de bolinho de feijoada. Tinha até couve fresquinha dentro ! Ah, e como o nome indica também é um Empório e dos bons. Tem queijos, embutidos, cafés da região, geléias e doces caseiros. Na verdade, nasceu como um empório. Os amigos foram chegando, consumindo no local, as mesas foram aumentando. Chegou uma cobertura, depois um salão fechado e ops.. virou boteco. Aqui também é possível tomar um delicioso café da manhã rural (só para grupos e com reserva). Fique atento pois de tempos em tempos rola um galeto grelhado, uma costelinha. Aí a galera é avisada e o local ganha novos ares.

O saboroso cardápio do Empório Santa Lúcia com as montanhas ao fundo


As três paradas ficam na charmosa estrada municipal Dirceu Daólio, pai das meninas do Cantinho da Ni. Apesar de estarem no campo, estão bem perto do centro, a apenas 03 km. A Adega Peterlini (19 3899-1125) e o Cantinho da Ni (19 3899-1234) abrem durante a semana também (de 2a a domingo das 09 às 17 horas). Já o Empório Santa Lúcia (19 99900-6533) abre apenas aos finais de semana (de 6a a domingo das 9 às 17 horas).


Vá e faça o roteiro completo. Vá em várias vezes. Vá e volte sempre. Como você preferir. Mas vá Você não vai se arrepender.

331 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page