top of page
  • Circuitos Sabores

Fechar o corpo na Sexta Feira Santa : uma concorrida tradição em Monte Alegre do Sul

Atualizado: 21 de out. de 2020


Não se sabe ao certo como uma tradição rural transformou-se nesse evento que atrai multidões toda Sexta feira santa à cidade. Desde 1948, a família do sr. Zezé Valente, dá sequência à tradição servindo a todos, a partir do raiar do dia, uma dose de cachaça curtida com arruda ou guiné colhidas no mato, acompanhada de um pãozinho com aliche. Um dos netos do sr. Valente lembra que quando criança ia "fechar o corpo" com os pais e lá estavam apenas familiares e alguns amigos. De amigo em amigo, de corpo fechado em corpo fechado o evento foi crescendo e a família chegou a distribuir três mil doses de cachaça em um único dia. Atualmente, senhas são distribuídas a partir do amanhecer e a distribuição da cachaça termina às 9 horas.


A partir desse horário, você pode “fechar o corpo” em um dos inúmeros alambiques do município. Entre os mais tradicionais : Adega do Italiano, Adega Neno Campanari, Adega Nono Rouxinolli, Adega Peterlini, Alambique Tarcísio Ferreira, Cachaça Chora Menina, Cachaça Lambedor, Casa da Cachaça, Cantinho da Ni. Todos na zona rural. Você pode consultar todos eles no "Mapa do Fecha Corpo". Basta clicar no link a seguir.

http://circuitosesabores.com/fechacorpo

No centro da cidade, bonita de se ver, super movimentada nesse dia onde tradições religiosas e "mundanas" se encontram, vários bares e chopperias também oferecem a cachaça que "fecha o corpo".

Por conta da pandemia, em 2020 não houve o Fecha Corpo. Esperamos que em 2021 a tradição possa ser novamente festejada.

327 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page