top of page

É tempo de Vindima. Vinícolas em festa em quase todo Brasil.

  • Circuitos Sabores
  • 10 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura



Janeiro é época de celebração, muito trabalho e muita festa nas vinícolas do hemisfério sul: época da colheita das uvas, ou da vindima – termo utilizado pelo setor para definir a colheita de uvas destinadas a produção de vinhos.


Momento muito importante, marca a apoteose e celebra um ano de trabalho do viticultor. É a hora de testar o sabor da uva e dar inicio à etapa de vinificação. E um evento imperdível para os apaixonados por vinho. A possibilidade de mergulhar no universo da bebida em uma festa que acontece apenas uma vez por ano.



No Brasil, onde o vinho vem ganhando cada vez mais espaço e fiéis, várias vinícolas das principais regiões produtoras – sul do Brasil, região da Mantiqueira (SP e Sul de Minas, São Roque) tem aberto suas portas no momento da vindima para amantes da bebida e turistas que curtem vivenciar experiências rurais. Em quase todas é oferecida a oportunidade de participar da colheita.





Em algumas também é possível participar da pisa da uva – uma vez colhido o fruto e colocado em uma tina de concreto ou de madeira, como nos velhos tempos, os participantes podem degustar o prazer de pisar as uvas. É um ritual que envolve tradição, música, dança e muita gastronomia. Algumas vinícolas oferecem a possibilidade de produzir o próprio vinho na ocasião.



Pisa da uva na Quinta do Olivardo em São Roque


A seguir algumas dicas de vindimas com programação especial para você que é um curioso do mundo do vinho, quer fazer um passeio diferente com a família, com os amigos ou com seu amor.


No Sul de Santa Catarina, no vale da uva Goethe, a partir de 19 de janeiro, as seis vinícolas associadas ao projeto começam a receber os turistas para suas vindimas que abrem com uma missa e prosseguem com o evento Vindima em Festa.


Em São Roque, região próxima à capital de São Paulo, a programação estende-se até fevereiro em várias vinícolas:



Aqui pertinho de onde escrevo, a Vinícola Carmela em Amparo / SP, oferece quatro datas em janeiro.


E no Rio Grande do Sul, claro, inúmeras são as possibilidades de participar desse momento festivo que quase todas as vinícolas estarão abertas para receber os turistas e amantes da bebida. Uma das mais tradicionais acontece na pequena cidade de Monte Belo do Sul, de 25 a 28 de janeiro.


Sugiro que vocês também consultem o site da Winelocals, que repertoria as vinícolas abertas à visitação e/ou que oferecem experiências. Muitas das vindimas podem ser adquiridas no próprio site.

 
 
 

Comments


bottom of page