• Daniel Gomes

Eu e minha paixão pelos cogumelos

Atualizado: há 5 dias


Minha lembrança mais remota sobre cogumelos foi proporcionada pelo meu pai Ari Francisco Gomes, uma pessoa pouco convencional, que ao invés de trazer um tênis Nike para o filho de suas viagens ao exterior, lhe trazia pacotes de fungo Porcini.

Meu nome é Daniel sou Engenheiro Agrônomo de formação, Mestre e Doutor em Pós-colheita e pesquisador dentro da Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Por cerca de 20 anos tive intima ligação com a vitivinicultura e fruticultura, meus objetos de pesquisa, mas em 2008 um trágico acontecimento na cadeia de produção de cogumelos no Brasil, viria também dar uma incrível guinada na minha carreira profissional que hoje está praticamente toda dedicada à produção de cogumelos.

Champignon de Paris (Agaricus bisporus)


Até 2008 a cadeia de produção de cogumelos no Brasil, estava voltada para o cogumelo Champignon de Paris, cozido em conserva, porem um entrave comercial de âmbito nacional fez com que o país passasse a importar cogumelos asiáticos a preço muito baixo o que causou um grande prejuízo e consequente desmonte da produção brasileira. Neste período fui procurado por produtores desesperados, que procuravam alternativas ou formas de agregar valor aos seus cogumelos. Começava assim minha saga na Fungicultura brasileira, tendo como principal mote, a produção de cogumelos comestíveis “frescos”, um produto incrível em suas mais diferentes abordagens.


Shiitake (Lentinula edodes)

A produção de cogumelos é algo incrível, é capaz de transformar matérias primas simples como feno, serragem e até mesmo alguns subprodutos agroindustriais em alimento, tudo isso num curtíssimo período de tempo.

No Brasil os principais cogumelos produzidos são o Champignon de Paris que ainda representa o cogumelo mais consumido no mundo, em segundo lugar o Shiitake e em terceiro lugar mas em franco crescimento os cogumelos da família dos Pleurotus, também conhecido no mundo como cogumelo ostra, chamados aqui no Brasil popularmente de Shimeji, que podem possuir variações de cores, preto, cinza, amarelo e salmão.


Pleurotus ostreatus (Shimeji)


O universo dos cogumelos no mundo e a evolução de sua produção no Brasil são alguns dos temas que irei dividir com vocês aqui no blog Circuitos e Sabores.


Até breve para mais novidades, curiosidades e informações


Daniel Gomes


#Apaixonadosporsabor #Cogumelos

28 visualizações