• Luis Gustavo Andena

Eu e minha paixão pela cerveja artesanal

Atualizado: há 5 dias


Saudações a todos e bem-vindos.

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar a Denise por este blog, e agradecer pelo convite em colaborar com o enriquecimento de sabores em nossas vidas.


Quando falamos de cervejas artesanais e especiais estamos no meio de um turbilhão de nomes estranhos, preços, sabores (tem diferença sim, falaremos em breve!!), e muito para evoluir em termos de qualidade.


Meu nome é Luis Gustavo Andena, 43 anos, Gerente de Merchandising de uma grande indústria brasileira, e há 10 anos apaixonado por cerveja, seus estilos, suas histórias e seus sabores. Esse aí embaixo sou eu....



Resolvi compartilhar os conhecimentos adquiridos com esta paixão para incentivar a cultura de beber menos quantidade e mais qualidade e o desenvolvimento de pequenos negócios locais, com qualidade acima de tudo e muita personalidade.


Em uma viagem de bicicleta pelas cidades do vale do Itajaí em Santa Catarina, no início de 2008, numa das paradas conheci um cervejeiro, se não me engano chamado Renato, da já importante região WunderBier. Naquela época eu fazia vinho com alguns amigos de Monte Alegre do Sul, e ao comentar com ele, o mesmo de pronto falou “Por que não faz cerveja?”

Eu respondi: mas como?? Não tenho como montar uma estrutura destas no momento, e até agora não montei….. Mas ele me mostrou como fazer na panela, indicou outro pioneiro, o Sr Werner, da ainda pequena WE Consultoria, em Porto Alegre.


Algum tempo depois já estava fazendo minha primeira cerveja e desde então este hobby me encanta mais a cada dia que passa. Neste meio tempo, morei 6 meses em Curitiba e conheci a Bodebrown e mais um visionário, Samuel Cavalcanti (comigo na foto abaixo), nas reuniões de cervejeiros caseiros às sextas feiras. Aprendi muito...época em que tínhamos tempo de bater papo com as referências do mercado de hoje, como o próprio Samuel, Egidio Pupo e Junqueira (Morada). Valeu mais que vários cursos.



Em 2014 comecei a pensar em buscar mais conhecimento para também ter mais qualidade no produto, mesmo artesanalmente.


Fiz um curso de Sommelier, um de Análise Sensorial e Off-Flavors, Tecnologia de Fabricação, Fermentação, Cervejas Sours entre outros…e a cada curso aprendia mais e mais.


Desde 2016, com tantas cervejarias novas por aí, pensei em ter um negócio que fomentasse a cultura da cerveja local e artesanal e montei a SIRIEMA BREW SHOP, loja de insumos e conhecimento para cervejeiros caseiros ( mais uma historinha do porque Siriema falarei em breve) e desde então tenho feito deste hobby uma forma de também incentivar mais pessoas a fazerem seus produtos em casa e, aos que pensam nisto como um negócio, focarem mais na qualidade, pois ainda temos consumidores em momentos de experimentação e o anseio de surfar na onda da novidade pode colocar tudo a perder para a alegria das cervejas mainstream.



Quando falamos de sabores, falamos de experimentação. Cerveja artesanal ou especial com suas centenas de estilos e variações devem ser experimentadas e, independentemente de modismos, alguma nos trará aquela sensação prazerosa de se apaixonar por um novo sabor. Experimentem sem preconceito, procurem referencias de estilos, incentivem e critiquem os fabricantes locais, pois somente desta forma formaremos um mercado interessante para nós consumidores e para os fabricantes.


Nos acompanhem nesta viajem de sabores e abram seus paladares para novos sabores e suas cabeças para novas sensações!!!


Escolha a sua preferida e conte comigo para lhe ajudar nesta trilha.

Santé !

Luis Gustavo Andena

#CervejaArtesanal #Amparo #Apaixonadosporsabor

38 visualizações